Home > Educação > Vamos estudar!
volta-c3a0s-aulas-liminha-doce-moda-feminina-infantil-blog

A volta à rotina escolar é um alívio para muitas mães e um sufoco para outras.  Esse é mesmo um período conturbado em algumas famílias, principalmente naquelas onde as crianças ainda são pequenas ou quando estão indo para a escola pela primeira vez. Por isso é muito importante que os pais estejam preparados para isso. Aliás, um dos grandes erros é quando os pais não se preparam e ficam mais ansiosos do que as crianças. Essa reação consegue ser percebida pelos pequenos e pode sim deixá-los inseguros.

Mas tem uma forma positiva de fazer essa adaptação. É com segurança e positividade que os pais devem apresentar essa nova rotina para as crianças. O retorno à escola não pode estar ligado a frases como “você vai ficar bem sem a gente” ou “se você chorar, mamãe vai te buscar”. Essas frases deixam um espaço para criança ter sensações ruins: ela não quer ficar sem os pais e também não pode já ir para a escola acreditando que vai ter motivo para chorar.

Eu tive que aprender a duras penas a amenizar o chororô do início de ano, mas depois de muitas conversas com psicólogas e psicopedagogas, aprendi algumas dicas valiosas:

Primeiro é importante não deixar nada para última hora: converse com seu filho sobre o que vai acontecer bem antes da data de início das aulas, deixe que ele participe dos preparativos e crie boas expectativas.

Faça uma visita antes no local e apresente para ele os cômodos, as pessoas, se puder faça isso mais de uma vez, para que a criança saiba que ali é um lugar seguro.

Quando chegar o momento, escolha um dia flexível pra você, pode ser que você precise ficar um pouco mais até que ele se sinta confortável. E trate tudo de maneira natural e seja paciente. Se ele chorar, acolha, abrace, mas fique para que ele veja que a escola vai fazer parte da sua nova rotina.

É importante lembrar que cada criança tem sua personalidade e por isso elas reagem de forma diferente. Procure sempre conversar com a escola. Ela está preparada para esse período de adaptação.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*