Home > Educação > Que tal organizar os dias?
Criança-brincando-com-peças-pequenas-e-um-relógio

Eu sempre ouvi falar que criança deve ter rotina. Mas será que até em casa a gente tem que seguir essa regra? Muita gente tem dúvida e até critica essa forma de educar. Mas ela é muito indicada pelos especialistas e na minha casa fez toda diferença.

Quando a gente monta uma rotina pra criança fica mais fácil pra ela assimilar aquilo que precisa ser feito todos os dias, como higiene, alimentação, sono… desde bem pequeno a criança observa e aprende a se organizar.

Limitar a criança ou tirar a liberdade peculiar da infância é o medo de muitos pais. E, como eu sempre repito, cada família é uma e vai depender muito do estilo dessa família. Mas manter uma rotina em casa com hora pra acordar e pra dormir, hora certa do almoço e jantar, hora de brincar com eletrônicos e hora de brincar livre, traz inúmeros benefícios para a criança. Responsabilidade, disciplina, organização, além de dar segurança e acalmar os filhos.

É fácil criar uma rotina em casa, mas a gente precisa lembrar que quando criamos uma rotina para a criança, ela deve estar inserida também na família. A hora de dormir, por exemplo. Muitas famílias reclamam que as crianças dormem tarde, mas a própria casa tem esse costume. Então, para começar a montar a rotina, melhor conversar com a família toda.

Depois é só começar a definir pequenas necessidades do dia a dia e elaborar a rotina diária
da criança. Pode ser que ela não consiga cumprir logo de início, mas é preciso persistir.
Logo elas acostumam e gostam de saber o que vai acontecer no dia.

Uma ajuda para fixar a rotina é colocar no papel, de forma que a criança possa ver e entender. E a rotina pode ser modificada conforme as necessidades de readaptação. Bom trabalho!!!!

Tarefas-Lipe-e-Livia260615-rotina047b2fd7d59bda66dfd400050843806c18 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*