Principal > Sem categoria > Que feriado é?
20160906093422881505e

Essa semana nós temos feriado – dia 7 de setembro. As crianças estão eufóricas porque não tem aula e eles tem muitos dias livres. Mas esperem só, eles sabem que feriado é? Aqui em casa rolou um “han?!” quando eu perguntei.

Dia 7 de setembro é dia da Independência do Brasil e, embora muitos discordem dessa independência, ela existe com um feriado que foi decretado para que a data não seja esquecida. Acho um desperdício deixar as crianças aproveitarem um dia livre sem nem saber porquê esse dia mereceu ser feriado. Quando eu era pequena sempre participava dos desfiles cívicos e adorava, sentia orgulho de fazer uma demonstração de carinho à pátria naquele dia importante. Hoje nem todas as escolas – principalmente as privadas – participam dos desfiles e a criança cresce sem essa experiência.

O caso é que se a escola não falou, ou a criança não prestou atenção, é papel da família dar a esse cidadãozinho um pouco de consciência sobre a celebração desde dia e como é importante saber da nossa história. Aproveite o feriado para conversar um pouco sobre isso, cantar o hino da independência e falar do nosso país com as crianças.

Depois de cumprir nosso dever de cidadãos, hora de curtir o feriado com a família – descansar, passear, se divertir! As crianças amam esses dias e as mamães que não tem viagem agendada ficam de cabelo em pé para distrair os filhotes. Querem algumas dicas?

Vistam uma roupa bem confortável e colorida da Brand Rio para as crianças ficarem lindas e poderem brincar muito sem se sentirem incomodadas. Depois tirem a tarde de cada dia do feriadão para resgarem algumas brincadeiras ao ar livre:

1 – O chão é lava (minhas crianças me ensinaram essa, mas é o antigo pique alto) – todo mundo corre e quando alguém grita “O chão é lava”, tem que subir em algum lugar.

2 – O dono da rua – dois grupos, cada um de um lado da rua – ou do local escolhido. Quem tá no pique tem que colar algum outro enquanto eles atravessam a rua. (não façam em ruas movimentadas).

3 – Adoleta – crianças formam um círculo e colocam a mão sobre a mão do colega, depois cantam a música e no final quem tiver a mão tocada sai da brincadeira.

4 – O pique bandeira é outra opção para jogos de equipe. Cada grupo tem o seu campo e a sua “bandeira” (que poderá ser qualquer objeto), colocada no fundo de cada campo. O objetivo é roubar a bandeira dos adversários e levá-la para o seu lado do campo. Se algum jogador entrar no campo oposto, os seus adversários podem tocar-lhe e ele tem de ficar parado até ser salvo por um colega. Ganha quem apanhar mais vezes a bandeira dos adversários.

5 – Macaquinho mandou – Um escolhido propõe desafios aos outros usando a frase “macaquinho mandou… fazer uma estrelinha”. Quem realizar primeiro, é o novo mestre e a brincadeira prossegue.

O bom de brincar correndo é que já vai preparando para a 3ª Corrida Brand Rio que acontece em outubro. Já fizeram a inscrição?! Aqui tem todas informações para quem quiser concorrer.

Bom feriado!

Um Comentário, RSS

  • Claudenici

    fala sobre:
    6 de setembro de 2017 at 22:55

    Verdade, Dagma!
    Devemos curtir o feriado e conversarmos com nossas crianças.
    Fazer a criançada refletir é nosso papel!
    Adorei a idéia de resgatar as brincadeiras… Amo!!!

O seu email não será publicado. Campos requeridos estão marcados com *

*