Home > Educação > Quando o cronograma de provas aparece!
IMG_20160526_094853

A nossa testa já fica franzida e o as sobrancelhas levantadas quando o cronograma de prova chega, não é?! Comigo é assim.

O segundo bimestre já chegou com força e nossos nervos nem se recuperaram do primeiro bimestre ainda. Mas, fazer o quê? Respirar fundo e encontrar um jeito de ajudar os pequenos nessa tarefa.

E como eu sei que muitas mães não têm tempo para dar conta de tudo e ainda estudar com os filhos, procurei uma profissional que sempre me ajuda muito com João Miguel (que tem TDAH e precisa de um trabalho extra), Patrícia Garcia. Ela é psicopedagoga, mãe e apaixonada como nós.

Segundo Patrícia, o tempo deve ser gerenciado. “Para evitar o estresse nas provas bimestrais é necessário ter uma rotina fixa nos estudos, ou seja, todos os dias a criança deve ter um horário específico para estudar”.

A profissional ainda sugere uma revisão da matéria dada no dia, e no final de semana uma revisão geral de tudo. “Matéria dada, matéria revisada! Otimizar o tempo com qualidade é o segredo do sucesso”, alerta Patrícia.

Além disso, outros ajustes costumam tornar esse momento de estudo mais organizado:

– O ambiente de estudo deve ser um cantinho sossegado, iluminado, ventilado e sem objetos ou acessórios que dispersam a atenção da criança.

– O momento de estudo deve ser focado sem estímulos externos como TV, celular, telefone, pessoas.

Aqui em casa eu testei alguns modelos e adaptei o que melhor se ajustou a minha rotina. Mas cada mãe tem que procurar a forma mais adequada de ajudar seus filhos.

Tenho muitos afazeres assim como a maioria das mães que conheço, mas faço questão de acompanhar esse período mais de perto. Eu refaço minha agenda, dispenso convites e coloco como prioridade essa atenção extra às crianças.

Faço isso por acreditar na importância de trabalharmos juntos – estudante, escola e família – para que nosso plano de estudo seja mais eficaz.

Pesquisando o assunto, achei no site Educar Para Crescer boas dicas que também podem nos ajudar nesse período. Vale a leitura. Bom estudo!

Ah! Minha sugestão: se envolva! Viva esse período e vibre quando ele passar. As crianças amam quando, ao final das provas (e até recuperações), saímos para dar uma volta ou então libero a brincadeira no quintal sem horário marcado. É uma comemoração muito bem-vinda!

Nosso agradecimento a Patrícia Garcia, psicopedagoga institucional e clínica.

11201861_1922903577935388_7207308833877906463_n

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*