Home > Educação > Pedofilia, um problema nosso!
photos

Hoje, dia 18 de maio, é um dia muito importante para parar e falar sobre um assunto: pedofilia. Você já conversou sobre isso na sua casa?

Eu sei, é difícil falar sobre isso, né?! Aliás, quase sempre fechamos os olhos e os ouvidos para este assunto e fazemos de conta que o problema não é nosso. Como se pudéssemos, com o silêncio e a “cara de paisagem”, evitar que esse crime aconteça.

Depois de alguns anos no jornalismo noticiando vários casos e entrevistando muitos profissionais dedicados a essa causa, preciso dizer um a coisa para você: a responsabilidade de proteger nossas crianças é de todos nós!

Muitos pedófilos agem dentro das próprias casas e das próprias famílias. É uma triste realidade, mas precisa ser enfrentada. Outra preocupação é o acesso fácil das crianças à internet e a falta de vigilância dos responsáveis, muitos criminosos estão preparados para abusar dos pequenos também no ambiente virtual. Tenha atenção redobrada.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Infanto-Juvenil é lembrado hoje em todo país. Essa data foi escolhida em homenagem a menina Araceli, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Aqui em Campos várias ações estão acontecendo desde segunda-feira e um Seminário vai fechar a programação na sexta-feira, a partir das 13h, na Câmara Municipal. As inscrições podem ser encaminhadas para o e-mail seminariopedofilia@yahoo.com. No corpo do e-mail, os interessados devem informar nome, profissão, instituição e telefone de contato.

Segundo o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Rodrigo Carvalho, Campos acompanha 139 crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual. E o programa FortaleSer recebe, em média, 10 encaminhamentos por mês.

Esses são alguns casos que são denunciados e conseguem socorro. Pense em quantos não chegam a esse ponto!

Criança precisa viver como criança e o dever de zelar por elas é de todos nós. Além de conversar com seus filhos, sobrinhos, alunos e amigos, observe alguns comportamentos das crianças:

Sem título

Está na hora de você também entrar nessa luta. Por isso, não deixe pra lá, não tenha vergonha, não se esquive. Enfrente, denuncie!

Para denunciar casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil você pode ligar para os números 100 e 181.

Em Campos, as denúncias também podem ser feitas através dos Creas / Creas 1 – (22) 2733-2992; Creas 2 – (22) 99771-4696 e Creas 3 – 08002821413.

Vamos Denunciar!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*