Principal > Educação > O que é iniciativa?
Happy children having fun in spring

Foi essa pergunta que minha filha me fez um dia desses e que sugeriu uma boa conversa entre nós.

Mesmo sabendo que é comum que toda mãe cuide dos filhos e que faça tudo por eles na maior parte do dia, insisto na ideia de que incentiva-los a terem iniciativa é saudável e vai nos ensinar muito.

Muitas mães, infelizmente, tem o pensamento que devem ter sempre o controle das escolhas dos filhos e até escolher por eles.Na maioria das vezes isso traz uma sensação de que seremos sempre necessárias e que os filhos dependem de nós, quase nos eterniza.

Mas estimular os filhos a terem iniciativa e parabenizá-los toda vez que eles conseguem fazer algo sozinhos não vai nos tornar menos mães e nem vai fazer com que nossos filhos se distanciem de nós. Pelo contrário, vamos criar filhos cada dia mais independentes e seguros para enfrentar uma vida que será deles e para dividir conosco as vitórias e fracassos que ela tem.

Crianças que tem iniciativa – que propõem algo, que tem uma boa ideia – estão confiando em suas mães e dividindo com elas aquilo que está pulsando nas suas cabecinhas e que precisa ser demonstrado ou sugerido.

Não deixar nossos filhos terem essa experiência é frustrar não só as ideias deles como também nosso sonho de vê-los bem sucedidos e felizes.

Não tenha medo de tentar. Estimular a iniciativa em nossos filhos pode trazer de volta nossa coragem de pensar mais e expor aquilo que está guardado num canto esquecido do cérebro só por receio de demonstrar e sugerir.

O seu email não será publicado. Campos requeridos estão marcados com *

*