Home > Saúde > Novidade na certidão de nascimento
ayjc1evlfs0yo6rwn1cnxybqb

Em 30 dias os bebês nascidos no Estado do Rio terão RG e CPF registrados na certidão de nascimento emitida na própria maternidade.

O estado é o primeiro a oferecer esse tipo de atendimento, mas a certidão vai estar disponível em todas as maternidades públicas estaduais e municipais além das particulares conveniadas ao SUS que tiverem a demanda mínima de 100 partos por mês.

O dado é emitido pelo Detran, em parceria com a seção estadual da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e a Coordenadoria Geral da Justiça. A iniciativa é inédita no país. O projeto piloto foi lançado na maternidade Perinatal, em Laranjeiras, zona sul do Rio.

Com a medida, a certidão de nascimento terá a identificação civil e o CPF, que já era incluído no documento. Pelo convênio, os bancos de dados do Detran e da Arpen estarão integrados para que os cartórios informem os dados do bebê e gerem um pré-registro de identificação civil.

No futuro, quando for solicitado o documento de identidade da criança, as informações dela já estarão no sistema do Detran.

De acordo com o diretor de Identificação do Detran, Márcio Bahiense, o convênio faz parte de projetos para erradicar o sub-registro de crianças no estado.

“Com a identificação civil, esses bebês estarão no nosso banco de dados. Depois, os pais poderão fazer a carteira de identidade deles com essa nova certidão de nascimento. Hoje, a burocracia está à disposição do bebê”, informou Bahiense.

Fonte: Agencia Brasil e Jornal O Dia.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*