
Quando vejo uma criança fora da escola meu coração aperta. Cada um tem seu motivo para explicar a situação e aqui não cabe julgamento, só um alerta.
Quando era criança, morava muito longe da escola. Meus pais não tinham carro, nem passava ônibus. Então eu e meus irmãos andávamos uns 18 quilômetros por dia, de bicicleta, para ir e voltar da escola. Sempre estudei em escola pública, usei material emprestado, a blusa do irmão mais velho servia o mais novo e a merenda…bem, é melhor nem falar na merenda! O que importa é que, mesmo com toda dificuldade, não deixei de estudar e me formei no tempo certo.
Não me sinto melhor do que ninguém, mas me orgulho de contar todo sacrifício foi feito por meus pais para que eu frequentasse a escola e tivesse uma chance melhor.
Eu olho para a escola como a nossa segunda casa. Lá é lugar de aprender a ler as palavras e a vida. Tempo bom de aprendizado e convivência. Um direito da criança! Por isso, esteja atento se alguma criança em idade escolar (até os 18 anos) estiver fora da escola. A partir de hoje, dia 6 de junho, vai acontecer um recenseamento na rede municipal de ensino. Sabe o que isso quer dizer?
A secretaria de educação do município de Campos vai fazer um levantamento de quantas crianças e adolescentes não foram matriculados pelos pais ou responsáveis legais nas escolas municipais. Nos meses de junho e julho, os pais ou responsáveis legais dessas crianças são chamados a comparecerem na unidade escolar mais próxima da sua casa e preencher o formulário do recenseamento.
Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, a partir do recenseamento, o município será capaz de fazer uma política de construção de mais escolas e creches na cidade para atender essas crianças.
Não é uma garantia de vaga imediata, mas já é uma intenção de realizar o sonho de termos todas as crianças na escola, um lugar que é delas! Se você conhece alguma criança que está fora da escola converse com seu responsável. Faça sua parte!
claudenici
says on:Que bom! Concordo que o lugar de criança é na escola. Com professora aposto na educação!
Parabéns pela matéria!
Dulce
says on:Concordo plenamente! Que bom q Campos está fazendo sua parte. Que os demais sigam o exemplo!!!
Luana Carvalho
says on:Amei o texto!! lugar de criança é na escola!