Home > Educação > Incentive a autonomia.
An adorable little girl washing her hands in the bathroom

Já existem vários estudos que demonstram que, quando as mães dão autonomia às crianças, há um impacto positivo na função executiva delas, que engloba o raciocínio, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, além da capacidade de planejamento e execução de atividades.

Tem gente que pode até achar exagero, mas podemos incentivar essa autonomia desde bebê.  É um processo gradual, que vai se desenvolvendo à medida que o seu filho realiza novas conquistas e se torna independente.

É um processo seguro, até porque nós não ‘damos’ autonomia a uma criança, nós vamos ensinando e deixando que ela tente resolver questões, situações e conflitos com uma orientação prévia. A escolha da criança não é autônoma, mas supervisionada por pais ou responsáveis. Incentivar essa independência é muito diferente de deixá-lo tomar decisões e fazer escolhas por conta própria.

Tem muitas dicas para ajudar as crianças a conquistarem autonomia, mas vai depender da idade da criança e da personalidade de casa uma.

Podemos envolver a criança aos poucos em pequenas escolhas do dia a dia. Deixar ela sugerir um prato para o almoço, por exemplo. Dar opções de roupa para que decida o que prefere vestir, apresentar diferentes livros para ler, deixar a criança servir a própria comida, realizar uma tarefa da casa, comprar um lanche sozinha enquanto você senta e espera, tudo isso ajuda. 

Mas tem dois alertas importantes: É preciso deixar as crianças cientes sobre os ônus e bônus de toda a escolha, antes que ela decida o que quer e dê tempo para que possa refletir. E se a criança se arrepender da escolha que fez, é legal ensinar a lidar com a frustração! Explique que é assim mesmo, que haverá outras oportunidades!

Com apoio e paciência, aos pouquinhos, eles vão aprendendo. É bom pra eles e pra família também.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*