
Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
Semana de organizar a agenda para levar as crianças e os adolescentes ao posto de saúde! Começa hoje e vai até o dia 30 de Setembro a Campanha Nacional de Multivacinação.
Esse ano, a Campanha está sendo chamada assim porque esta disponibilizando 14 vacinas que são oferecidas gratuitamente pelo SUS: contra a Hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, Dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite). Campos oferece também na campanha, a vacina contra o HPV para meninos.
Segundo o responsável técnico de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a campanha tem duas finalidades. Uma é fazer com que os pais coloquem em dia a vacinação dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes. A outra é o reforço de duas doses em versão oral contra a pólio em crianças de 15 meses e 4 anos, haja vista que mudou a formulação da vacina, que antes era chamada de trivalente. Agora, a vacina contra a pólio é para dois tipos de vírus e é mais segura e ocasiona menos efeitos colaterais.
Quem não puder ir durante a semana, no próximo sábado (24) acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h.
Então, vamos lá! Até o dia 30 temos muito o que fazer. Em caso de dúvida, converse com um médico.
Veja mudanças na vacinação ocorridas este ano:
HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.
Pneumonia
Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.
Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.