Home > Educação > A saúde do sorriso!
IMG_20160317_175243726_HDR

Meus filhos riem de tudo. É sério! Acham graça onde nem tem…(não sei puxaram a quem!).

Acho engraçado como João “abre as canjicas” pra todo mundo e Nanda gargalha sem nenhum motivo aparente. Mas essa nossa conversa não é pra ser sobre o senso de humor deles e sim sobre o acessório que eles usam para demonstrar tanta alegria: o sorriso!

Cuidar dos dentes das crianças não é coisa boba nem coisa rápida. Aliás,vamos combinar…que canseira!!! Ficar de olho desde antes dos dentes nascerem, vigiar o doce, ensinar a escovar, a luta na hora do dente cair… E o fio dental?! Isso demanda paciência, tempo, compromisso e disciplina.

Que mãe que na cama da criança, toda arrumadinha pra dormir, não ouviu um “Tô com fome!” e deixou a criança beber um leitinho ali mesmo, sem escovar os dentes??? Atire a primeira pedra…

Mas, apesar de toda nossa correria, atentar para a higiene bucal dos pequenos é algo que eu priorizo por saber da importância que esse cuidado tem na saúde geral deles. Mas eu não aprendi isso sozinha! Levei uns “puxões de orelha” e boas orientações de uma amiga dentista.

Dra Paula Torres atende minhas crianças já faz algum tempo e senti segurança quando ela me apresentou uma proposta de prevenção. Além do cuidado em casa, as crianças também seguem um cronograma de visitas ao consultório a cada 3 meses (1 consulta e depois 1 revisão).

Essas visitas regulares fazem com que eles tenham menos probleminhas a serem resolvidos e eu tenha uma orientação melhor quanto à dentição deles – qual dentinho vai cair, qual dentão vai nascer e se algum dente bagunceiro precisa de uma ajudinha extra.

Tudo isso melhorou não só o sorriso, mas também o relacionamento deles com a dentista e com as práticas de um consultório odontológico – que é motivo de medo de muito grandões por aí, né?!

O bacana é que, como ensina Dra Paula, não precisa de dinheiro para prevenir as cáries e outros problemas. Precisamos de dedicação. E isso nós mamães temos de sobra!

Ela deixou algumas orientações para manter o sorrisão da nossa turma bonito e saudável! Aproveitem!

IMG-20160328-WA0012

IMG_20160317_181102517_HDR

2 Comments, RSS

  • Luciane

    says on:
    29 de março de 2016 at 18:56

    Dagma amei a matéria muitas informações importante, lá em casa a coisa é difícil também tenho que ficar no pé de Leonardo direto, porque senão meu Deus a criatura não lembra, e fico louca com aquele sorriso amarelo, mais vamos enfrente companheira !

    • Dagma Pontes

      says on:
      30 de março de 2016 at 00:06

      Verdade, Luciane! Aqui não é fácil também. Tenho que ficar repetindo e falando toda hora. Dra Paula sempre fala que, em alguns casos, o melhor é a gente dar uma geral à noite (até certa idade, é claro!). Não vamos desistir. Afinal, tratar é bem mais trabalhoso que prevenir. beijos.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*